Estudo de vulnerabilidade sísmica
O NCREP, usufruindo de toda a capacidade e background técnico dos membros da sua equipa, realiza este tipo de actividade, dispondo de ferramentas de modelação e análise sísmica orientadas para cada uma das tipologias de estruturas existentes.
A avaliação do comportamento sísmico de edifícios existentes é uma actividade necessária e premente no âmbito do panorama nacional, devido às práticas de dimensionamento utilizadas no passado, ao estado de conservação das estruturas e à imprevisibilidade de ocorrência de fenómenos naturais.
A entrada em vigor do Decreto-Lei 95/2019 juntamente com a portaria 302/2019 veio reforçar esta necessidade, tornando obrigatória a elaboração do relatório de avaliação de vulnerabilidade sísmica na maioria das intervenções de reabilitação.
Este tipo de avaliação é essencial para determinar a vulnerabilidade de edifícios e estruturas existentes e consequentemente para definir as medidas necessárias para o seu reforço. Trata-se de um processo que deverá ser realizado através da aplicação de uma metodologia integrada que agregue nomeadamente: a caracterização da estrutura existente através de acções de inspecção e diagnóstico; a avaliação da resposta/segurança sísmica nas condições actuais; a avaliação de requisitos especiais face à classe de importância do edifício; e, finalmente, a avaliação da necessidade de intervenção e elaboração de projectos de reforço sísmico.