Start typing and press Enter to search

Instituto Araújo

Porto

Inspecção e Diagnóstico e Projecto de Estabilidade da nova Sede da Misericórdia do Porto

Inicialmente com uma utilização de habitação familiar, o Instituto Araújo Porto sofreu alterações construtivas na década de 90 do sec. XVII, com o intuito de servir como estabelecimento de ensino. O edifício apresenta, de uma forma geral, uma tipologia construtiva tradicional para a época em que foi construído: fachadas de alvenaria de pedra, pavimentos de madeira constituídos por soalho sobre vigas apoiadas nas paredes de alvenaria de pedra das empenas e paredes interiores de tabique. Durante os anos de funcionamento do edifício foram realizadas diversas de obras de ampliação e melhoramento/conservação da estrutura, nomeadamente através da introdução de elementos estruturais em betão armado, perfazendo uma área total de aproximadamente 1950m2

Este edifício foi alvo de uma intervenção de reabilitação/reforço estrutural do existente, com o objectivo de o transformar na nova sede da Misericórdia do Porto. Neste sentido, numa 1ª fase o NCREP realizou um conjunto de acções de inspecção e diagnóstico, com o intuito de caracterizar os elementos estruturais e analisar o seu estado de conservação e condições de segurança.

Com base nos resultados obtidos na 1ª fase, foi desenvolvido o projecto de estabilidade dirigido para a colmatação das deficiências encontradas e simultaneamente respeitando as exigências técnicas, económicas e arquitectónicos específicas da sua nova função.