Start typing and press Enter to search

Edifício Rua dos Caldeireiros

Porto

As vigas de madeira dos pavimentos apresentavam sinais de ataque de insectos xilófagos de ciclo larvar (caruncho) com profundidades inferiores a 1,0cm, não colocando em causa o seu correcto funcionamento. 

O trabalho executado pelo NCREP incidiu em dois edifícios contíguos situados na Rua dos Caldeireiros. Apresentam algumas características arquitectónicas e construtivas que usualmente se associam aos edifícios da cidade do Porto datados do século XVII, apesar de apresentarem algumas particularidades associáveis ao século XVIII, eventualmente decorrentes de alterações posteriores. De facto, a própria localização dos edifícios é indicativa do seu carácter ancestral, já que se situam no interior de um dos mais antigos quarteirões da cidade do Porto.

Os procedimentos realizados durante a Inspecção e Diagnóstico constataram que as vigas de madeira dos pavimentos se encontravam em razoável estado de conservação, sendo possível prever a sua manutenção mediante reforços pontuais. Por outro lado, as coberturas dos dois edifícios materializam sistemas construtivos pouco qualificados e que não contribuem para a estabilidade global dos edifícios. A acrescer a este facto, apresentavam um estado de degradação avançado, proporcionado pela entrada de água para o interior dos edifícios, tendo sido neste sentido proposta a sua substituição.

Posteriormente à realização do Relatório de Inspecção e Diagnóstico, foi preconizado o Projecto de Estabilidade dos edifícios com o objectivo de os reabilitar de forma a torna-los habitáveis, preservando e valorizando as suas qualidades arquitectónicas originais. Relativamente à intervenção nas coberturas, esta propôs soluções baseadas em materiais tradicionais, preservando a tipologia construtiva existente e garantindo, ao mesmo tempo, um adequado comportamento às soluções regulamentares aplicáveis e o cumprimento das exigência arquitectónicas, tendo para isso sido utilizada madeira maciça de pinho nos elementos estruturais.