Start typing and press Enter to search

Edifício António Patrício

Porto

A Casa de António Patrício está integrada num conjunto de três casas iguais e insere-se num lote estreito e comprido com três pisos, um deles em cave, duas frentes e jardim nas traseiras. Apresenta uma organização típica da casa burguesa portuense do início do século XX, com os dois pisos superiores destinados ao uso diário e interligados entre si através de uma escada central, e com o piso em cave destinado a um uso mais técnico e com acesso através de uma escada secundária. 

Em estreita colaboração com a Arquitecta Joana Vasconcelos do Atelier in.vitro, o NCREP desenvolveu um trabalho de Inspecção e Diagnóstico (ID) e projecto de intervenção desta habitação unifamiliar existente no Porto.

Com o intuito de auxiliar na recolha de informação relativa à constituição estrutural do edifício e ao seu estado de conservação, foi realizada uma campanha de Inspecção e Diagnóstico (ID) estrutural, com recurso a ensaios experimentais de carácter Não-Destrutivo (ND) e Semi-Destrutivo (SD). Esta campanha foi complementada com abertura de algumas janelas de sondagem para validação dos ensaios, tendo-se procurado minimizar o impacto nos elementos construtivos realizando sondagens por amostragem em tectos, pavimentos e paredes. A ID do edifício permitiu concluir que este se encontra em bom estado de conservação, necessitando apenas de intervenções de reabilitação estrutural de carácter pontual, que foram desenvolvidas no projecto de execução juntamente com o dimensionamento das novas zonas.

Fotografia: NCREP, José Campos architectural photography