Eclipse (FAHR), Porto

Instalação artística para o ALUMIA projeto dinamizado pela PortoLazer

NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda. dimensionou o projecto de estabilidade para a estrutura metálica da instalação artística provisória Eclipse de carácter temporário, localizada no Largo Amore de Perdição no Porto e cuja concepção é da autoria do colectivo FAHR 021.3.

Um objeto que enfrenta o entorno em uma atitude de ruptura e ousadia, uma esfera de 6m de diâmetro que invade a largura e lhe confere uma nova centralidade. Um confronto de escalas e relacionamentos, um jogo de percepção e provocação na cidade. Um convite para usufruir e perturbar.

Construído apenas com dutos de ventilação tipo Spiro o objeto é o resultado de linhas onduladas e espaços vazios, resultantes do casamento entre esses elementos do vetor. A cor é um elemento fundamental nesta peça, capaz de despertar a curiosidade e interpretações diferentes.O Eclipse é também o resultado de um conjunto de dinâmicas paralelas, som e luz, uma reflexão coletiva sobre a ocupação da cidade.

Como parte do projeto Alumia - À luz do patrimônio, o Eclipse funciona como um enorme difusor de luz. À noite, este corpo é iluminado por um único ponto de luz, que, como um eclipse, deixa parte da peça na escuridão.

Ano: 2016

Tipologia: Instalação Temporária

Localização: Porto



Impresso em ncrep.pt