Vila de Óbidos, Leiria

Inspeção e Diagnóstico, Projecto de Estruturas

O NCREP foi responsável por desenvolver o trabalho de Inspeção e o Diagnóstico Estrutural e o Projeto de Estabilidade de edifícios, igrejas, escadarias e muralhas da Vila de Óbidos.

O objecto de estudo consiste nas muralhas e em algumas estruturas singulares, apresentadas no documento emitido pelo Município de Óbidos. O objectivo principal a caracterização técnica e artística, o estudo e diagnóstico de anomalias, a identificação e dedução dos mecanismos de degradação e alteração que atingem os elementos em estudo, através do levantamento integrado do seu estado de conservação, e a definição de medidas de intervenção.

Realça-se que a intervenção não tem consequências no património arqueológico do imóvel, e prevê a manutenção da sua utilização nos moldes em que se encontra actualmente. Optou-se, sempre que possível, pela reabilitação/restauro dos elementos construtivos existentes e pela utilização de soluções baseadas em materiais e técnicas tradicionais.

Nesse sentido, foi consultada documentação histórica sobre as construções, assim como os elementos fornecidos pelo Município de Óbidos, nomeadamente as peças desenhadas que resultaram do levantamento topográfico e alguns elementos históricos.

Ano: 2016

Tipologia: Muralha

Localização: Óbidos

Fotografia: NCREP



Impresso em ncrep.pt