Salão Árabe do Palácio da Bolsa, Porto

Inspeção e Diagnóstico, Projecto de Estruturas

O NCREP foi responsável por desenvolver o trabalho de (i) Inspeção e o Diagnóstico Estrutural e (ii) projeto de reforço estrutural da cobertura e galeria do Salão Árabe do Palácio da Bolsa, nomeadamente ao nível das estruturas da mezzanine, suporte de tecto e cobertura.

O projecto teve ainda por base um levantamento arquitectónico sucinto, que serve de apoio aos trabalhos realizados. Foi tida em consideração a intenção de abrir ao público a mezzanine presente no Salão Árabe.

O objectivo do projecto de intervenção é reabilitar o edifício existente na zona de intervenção dotando-o das condições de segurança e utilização necessárias ao seu bom funcionamento, sendo necessário proceder à reposição e/ou melhoria das condições de segurança estrutural, de acordo com os danos encontrados e a capacidade de resistência dos elementos estruturais existentes.

Em particular, todos os elementos a introduzir, nomeadamente novas estruturas e (ou) novos materiais, foram devidamente avaliados de forma a não danificarem ou alterarem o funcionamento ou a estabilidade física e química dos elementos construtivos existentes, quer estruturais, quer de revestimento.

As ações de inspeção e diagnóstico assumem um papel fundamental em qualquer projeto de reabilitação. Só uma boa identificação das características da estrutura existente e do seu estado de conservação permitem a realização, à posteriori, de um projeto devidamente sustentado e adaptado às condições do edifício, dirigido para a solução dos reais problemas da estrutura, otimizando soluções e o custo final das intervenções.


Ano: 2015

Tipologia: Palácio

Fotos: NCREP



Impresso em ncrep.pt