Real Vinícola, Matosinhos

Inspeção e Diagnóstico, Projecto de Estruturas

O NCREP foi responsável por desenvolver o trabalho de Inspeção e o Diagnóstico Estrutural dos edifícios da Real Vinícola em Matosinhos.

O trabalho teve como objectivo avaliar o estado de conservação estrutural dos diferentes edifícios que constituem a Real Vinícola, em particular as coberturas de madeira, os pavimentos do tipo abobadilha de tijolo maciço e perfis metálicos e as paredes portantes de alvenaria de pedra. No decorrer do trabalho foram efectuadas diversas visitas de inspecção ao edifício, tendo sido realizadas sondagens e ensaios experimentais in-situ que permitiram avaliar com maior rigor a constituição e o estado de conservação dos vários elementos estruturais que se pretendem manter.

As ações de inspeção e diagnóstico assumem um papel fundamental em qualquer projeto de reabilitação. Só uma boa identificação das características da estrutura existente e do seu estado de conservação permitem a realização, à posteriori, de um projeto devidamente sustentado e adaptado às condições do edifício, dirigido para a solução dos reais problemas da estrutura, otimizando soluções e o custo final das intervenções.


Ano: 2015

Tipologia: Edifício Industrial

Cliente: QT Civil

Fase: Concluído

Fotos: NCREP




Impresso em ncrep.pt