Edifício Santa Helena, Porto

Inspeção e Diagnóstico, Projecto de Estruturas

O NCREP foi responsável por desenvolver o trabalho de Inspecção e o Diagnóstico Estrutural e o Projecto de Estabilidade deste edifício localizado na Rua de Santa Helena no Porto. O objectivo do projecto foi reabilitar o edifício de forma a torná-lo habitável, preservando e valorizando as suas qualidades arquitectónicas originais. Nesse sentido, procedeu-se à melhoria e (ou) reposição das condições de segurança estrutural, nomeadamente das paredes, escadas, e pavimentos.

Para além do Projecto de Execução de Arquitectura, desenvolveu-se uma campanha de inspeções, sondagens, levantamentos estruturais e ensaios experimentais realizados nas visitas ao edifício em Junho e Julho de 2014. Esta campanha permitiu realizar uma caracterização construtiva do edifício, definir os esquemas e avaliar os danos existentes à data das visitas de inspecção. Estas acções foram fundamentais para conseguir um projecto de reabilitação estrutural com impacto mínimo, garantindo a salvaguarda do património.

As acções de inspecção e diagnóstico assumem um papel fundamental em qualquer projecto de reabilitação. Só uma boa identificação das características da estrutura existente e do seu estado de conservação permitem a realização, à posteriori, de um projecto devidamente sustentado e adaptado às condições do edifício, dirigido para a solução dos reais problemas da estrutura, optimizando soluções e o custo final das intervenções.


Ano: 2014

Tipo: Habitação unifamiliar

Fase: Concluído

Cliente: Particular

Fotografia: NCREP, José Campos




Impresso em ncrep.pt