Rua São Bento da Vitória, Porto

Num edifício com construção estimada no século XVIII/XIX, foi possível perceber a sua evolução estrutural através da pesquisa histórica realizada.

Na sequência da solicitação efectuada ao NCREP, foi elaborado um Relatório de Inspecção e Diagnóstico Estrutural (RID), com o objectivo de avaliar o estado de conservação estrutural de um edifício habitacional da Rua São Bento da Vitória, no Centro Histórico da cidade do Porto, e fundamentar os vários projectos que serão desenvolvidos no âmbito da sua reabilitação.

Concluiu-se no RID, tendo por base os elementos recolhidos, que o edifício encontrava-se, a nível estrutural, em razoável estado de conservação. Contudo, era necessário proceder a acções de substituição pontual e reforço nos elementos estruturais de madeira, bem como a necessidade de substituir a maioria os elementos de betão armado, uma vez que se encontram em estado de degradação muito avançado. Foram ainda indicadas as medidas de intervenção, sobre a necessidade de substituir, reabilitar e (ou) reforçar alguns dos seus elementos estruturais.

O projecto de estabilidade, para a reabilitação do edifício, foi também realizado pelo NCREP numa fase posterior ao RID. Procurou-se intervencionar de forma a garantir que as exigências técnicas e princípios ditados pela sustentabilidade fossem satisfeitos. Os pavimentos de madeira foram reabilitados pontualmente com novas vigas de madeira lamelada colada. Por sua vez as cobertura foram mantidas, sendo introduzidos novos elementos de madeira maciça e realizando-se reforços pontuais com elementos metálicos para beneficiação das ligações existentes.

Em relação aos pavimentos existentes em betão armado, preconizou-se a sua demolição com substituição por uma laje mista, suportada por estrutura porticada metálica. Esta estrutura irá igualmente realizar parte do escoramento necessária durante a demolição da estrutura em betão armado.



Impresso em ncrep.pt