Rua do Rosário, Porto

Reabilitar o edifício dotando-o das condições de segurança e utilização necessárias ao seu bom funcionamento como espaço de habitação, preservando e valorizando as suas qualidades arquitectónicas originais.

O edifício, datado do século XX e com frente para a Rua do Rosário no Porto, foi alvo de uma intervenção de reabilitação/reforço estrutural do existente, a qual se pretendeu que atendesse às exigências técnicas, económicas e aos requisitos arquitectónicos.

Neste sentido, numa primeira fase o NCREP realizou um conjunto de acções de inspecção e diagnóstico, com o intuito de caracterizar os elementos estruturais e analisar o seu estado de conservação.

Através dos ensaios e da inspecção visual na primeira fase, conclui-se que este edifício se apresentava em bom estado de conservação, sem danos relevantes nos elementos estruturais de madeira, nomeadamente pavimentos, escadas e cobertura, e nas paredes resistentes de alvenaria de granito.

Contudo, em fase de projecto foi necessário proceder à melhoria das condições de segurança estrutural do pavimento do último piso e asnas da cobertura, ambos  intervencionados com novos elementos de madeira compatíveis com o sistema estrutural existente. Destaca-se também a solução com perfis metálicos que materializa a estrutura da mezzanine do rés-do-chão, desenvolvida na sequência do projecto de arquitectura.



Impresso em ncrep.pt