Complexo habitacional, Valpaços

Observar, avaliar e diagnosticar para a preservação de um edifício antigo, com padrões característicos do meio rural

Com o objectivo de determinar o estado de conservação e avaliar a segurança estrutural dos elementos estruturais, o NCREP realizou um conjunto de visitas, tendo realizado, para além de uma inspecção visual, ensaios não-destrutivos (NDT) no local que permitiram avaliar com maior rigor a constituição e o estado de conservação dos elementos estruturais.

A casa, com uma área de aproximadamente 1250m2 para ocupação residencial e fins agrícolas, é constituída essencialmente por paredes exteriores e interiores de alvenaria de pedra e pavimentos e coberturas em madeira.

As acções de inspecção e diagnóstico permitiram concluir que a deformação para fora-do-plano das paredes de alvenaria era provocada por impulsos que resultavam da má organização estrutural dos elementos de madeira dos pavimentos e coberturas. Este dano era agravado pelas características construtivas da alvenaria, muito irregular e nalguns casos de junta seca.

Assim, foi incluído no Relatório de Inspecção e Diagnóstico Estrutural o nível de intervenção a realizar nos elementos estruturais: paredes, pavimentos e cobertura, apresentando peças desenhadas que, de forma orientada e sistemática, apontavam as medidas de reabilitação que se estimava necessário implementar.



Impresso em ncrep.pt