Cobertura do “Edifício de Minas” da UPTEC PINC, Porto

Avaliar o estado de conservação e preconizar medidas de reabilitação e/ou reforço estrutural.

A cobertura do edifício em estudo envolve uma área total de aproximadamente 500m2 e é composta por 16 asnas em estrutura de madeira do tipo folhosa. As asnas servem de suporte às madres, cumeeiras e rincões que suportam, por sua vez, as varas, o guarda-pó, o ripado e a telha. A ligação entre os diferentes elementos estruturais das asnas da cobertura é realizada por entalhes reforçados por pregagem, existindo também elementos metálicos, como chapas e varões roscados, em ligações específicas.

Após a inspecção visual e caracterização geométrica dos elementos estruturais do edifício, foram realizados ensaios não destrutivos in-situ nos elementos estruturais de madeira com o intuito de conhecer melhor o funcionamento estrutural da cobertura. Salienta-se a acção do Resistógrafo, que permitiu detectar zonas dos elementos de madeira que apresentam degradações, podridões ou vazios internos, e também o Pylodin, visto que possibilitou analisar o estado de conservação superficial da madeira.

Os elementos de madeira da cobertura apresentavam alguns danos associados a defeitos naturais do material, nomeadamente nós e fendas de secagem. Em relação aos nós, estes não inspiraram cuidados já que não se encontravam na face traccionada e/ou em zonas críticas dos elementos estruturais. As fendas de secagem também não trouxeram problemas para o funcionamento dos elementos visto que não se encontravam a trespassar a secção.

As intervenções estruturais preconizadas visaram melhorar o comportamento dos elementos estruturais de madeira, dotando-os das características necessárias para cumprir as disposições regulamentares. Das soluções propostas no Projecto de Reforço, destaca-se a introdução de enxertos e reforços com chapas metálicas e varões roscados nas zonas com degradações mais localizadas, a reposição da ligação escora-pendural e também a introdução de escoras de alívio.



Impresso em ncrep.pt