Coberturas em madeira de armazém do Vinho do Porto, V. N. Gaia

Foi realizada uma campanha de Ensaios e Avaliação de Segurança de um armazémde Vinho do Porto em V. N. Gaia.

Foi realizado um Relatório de Inspecção eDiagnóstico Estrutural a um armazém de Vinho do Porto da The FladgatePartnership com o objectivo de avaliar o estado de conservação e estimarmedidas de reabilitação necessárias. O armazém é constituído por 5 naves,perfazendo uma área total em planta de aproximadamente 5.500m2, materializadopor coberturas em madeira, pórticos em betão armado e paredes de alvenaria depedra.

O edifício apresenta 5 coberturas em madeira, assentes nasparedes exteriores em alvenaria de pedra e em 4 pórticos de betão armadolongitudinais, datada a sua construção da década de 40 do séc. XX. A campanhade ensaios realizada, após uma primeira avaliação através de uma inspecçãovisual e caracterização geométrica de toda a estrutura, incidiu essencialmentenos elementos em madeira da cobertura e pórticos em betão armado. Destaca-se aacção do Resistógrafo e Higrómetro, que avaliaram, respectivamente, o estado deconservação interno e o teor em água das peças em madeira, e também oEsclerómetro e Pacómetro, que permitiram estimar a resistência à compressão dobetão e localização das armaduras e o seu diâmetro.

A informação recolhida permitiu efectuar uma verificaçãode segurança estrutural para cargas verticais, originando indicaçõesimportantes em relação ao nível de intervenção estrutural que o edifício requer.Concluiu-se que era necessário intervir para restabelecer as condições desegurança necessárias à sua correcta utilização, nomeadamente nas coberturas emmadeira, tendo para isso sido sugerido duas alternativas de intervenção. Umaprimeira hipótese propunha a substituição de toda a cobertura por uma nova emmadeira lamelada colada, tendo também sido sugerido como alternativa um reforçoestrutural e substituição pontual da cobertura existente, complementado porplanos de monitorização do seu comportamento.



Impresso em ncrep.pt