Rua da Lada, Porto

Contendo tirantes metálicos para travamento de movimentos fora-do-plano das paredes, trata-se de um edifício com vários materiais construtivos.

Situado na zona ribeirinha da cidade do Porto - Património Mundial da Unesco, o edifício inspeccionado pelo NCREP apresentava uma construção característica ao que era comum na época. Fachadas (principal e posterior) em alvenaria de granito, destacando-se a presença de diferentes tipos de aparelhos na fachada posterior, possivelmente correspondendo a diferentes épocas de construção. As empenas distinguiam-se com 3 tipologias construtivas distintas, tendo sidorealizadas sondagens pontuais para aferir a sua constituição, compreender o faseamento construtivo e avaliar o seu estado de conservação.

Tendo em conta o estado de conservação dos elementos em madeira, nomeadamente os pavimentos e cobertura, respeitando também o novo projecto de arquitectura delineado para o edifício, todos os elementos estruturais foram substituídos na sua totalidade por novos elementos em madeira. A opção por este material deveu-se à importância em minimizar as cargas aplicadas e limitar a intrusividade nas paredes estruturais existentes, bem como garantir a compatibilidade com os materiais existentes.

Previamente aos trabalhos de inspecção efectuados, foram realizadas escavações arqueológicas no pavimento do piso -1, tendo sido encontrados elementos comvalor histórico. Com o intuito de ser possível a visualização destes elementos, foi realizada uma estrutura metálica neste piso onde irão ser apoiados painéis envidraçados.



Impresso em ncrep.pt