(I)cone, Paredes

Instalação artística de carácter permanente promovida por cones de trânsito, assentes numa estrutura metálica modular. 

NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda. dimensionou uma instalação artística de carácter permanente, designada (I)cone, localizada no parque da cidade de Paredes, e cuja concepção é da autoria do gabinete de arquitectura LikeArchitects.

A estrutura do (I)cone é materializada por uma estrutura metálica modular, definindo diversos alinhamentos onde apoiam elementos tubulares metálicos amovíveis, sendo estes ocultados por cones de trânsito que recobrem a instalação.

Na concepção da estrutura metálica que dá corpo à instalação, procurou-se ter em atenção a sua identidade e as suas especificidades. Em particular, pretendeu-se que a estrutura metálica fosse um elemento silencioso, não se sobrepondo assim aos cones de trânsito.

No desenvolvimento do projecto tiveram de ser salvaguardados, com especial atenção, dois aspectos fundamentais: as acções que poderiam decorrer da interacção dos utilizadores do parque da cidade com a instalação, a qual se pretendia promover; as questões relacionadas com a exposição ambiental e com a durabilidade dos materiais estruturais, devido ao carácter permanente da estrutura. 

(Fotografia: FG+SG)



Impresso em ncrep.pt