Igreja da Açoreira, Torre de Moncorvo

A Igreja da Açoreira apresenta uma planta rectangular com aproximadamente 230m2 e 7,0m de altura, acima da qual cresce uma torre sineira na fachada frontal.

O NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda. realizou um trabalho de Inspecção e Diagnóstico Estrutural com recurso a inspecção visual e ensaios experimentais específicos, com o objectivo de avaliar o estado de conservação e a segurança estrutural, para as cargas regulamentares, dos elementos resistentes da Igreja da Açoreira, tendo-se detectado a existência de alguns danos estruturais. Esta avaliação deu indicações importantes em relação ao nível de intervenção necessário, nomeadamente sobre a necessidade de substituir, reabilitar e (ou) reforçar os seus elementos estruturais. Com base neste trabalho foi elaborado um projecto de intervenção e reforço dirigido para a resolução dos problemas detectados.

A intervenção preconizada foi dividida em duas fases, tendo em conta o cariz prioritário de cada uma das intervenções. Assim, na primeira fase encontram-se os trabalhos mais importantes, cuja execução tem um carácter mais urgente para a consolidação da estabilidade da Igreja. Na segunda fase, consideraram-se os trabalhos com cariz menos urgente, que no entanto poderão, caso assim se julgue apropriado, ser desenvolvidos em paralelo com a primeira fase.

O projecto de arquitectura que serviu de base ao trabalho do NCREP foi da autoria da Arqª. Ana Rodrigues da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.



Impresso em ncrep.pt