Rua dos Douradores, Lisboa

O edifício localiza-se na baixa de Lisboa, também conhecida por baixa Pombalina, zona de reconstrução prioritária após o sismo de 1755.

O NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda., realizou para a Santa Casa da Misericórdia Lisboa (SCML) um relatório técnico de apoio à decisão sobre o futuro programa ocupacional que a SCML pretende para um dos seus edifícios situado na baixa de Lisboa. Este trabalho envolveu a avaliação do estado de conservação e segurança estrutural do edifício através de acções de Inspecção e Diagnóstico Estrutural. Adicionalmente, foram referenciadas soluções de intervenção estrutural consideradas adequadas à resolução dos problemas encontrados de modo a estimar-se o custo de uma futura intervenção estrutural.

Neste âmbito, com o intuito de conhecer melhor o funcionamento estrutural do edifício, caracterizando os materiais de forma mais precisa e, consequentemente, validando a informação obtida, foi realizada uma campanha de sondagens in-situ nos elementos estruturais horizontais e verticais, (resistograph, sismógrafos, câmara termográfica, pacómetro e higrómetro).

A Inspecção Diagnóstico e Avaliação Estrutural, acções preparatórias fundamentais em qualquer processo de reabilitação estrutural, permitiu estimar uma degradação acentuada em cerca de 30% dos elementos estruturais horizontais (pavimentos e coberturas) e verticais (paredes de tabique e de frontal) que terão que ser substituídos integramente. Os restantes elementos necessitam de níveis de intervenção diferenciados, em função do seu estado de conservação, podendo passar por intervenções locais e substituições de alguns elementos. Relativamente ao comportamento sísmico, uma análise simplificada permitiu estimar medidas eficazes a implementar, dirigidas a alguns elementos estruturais e à ligação entre eles.

Com base no tipo e grau de intervenção que se considerou importante realizar, tendo em conta o efeito apenas das acções verticais, foi estimado um custo global para as intervenções estruturais sugeridas, nomeadamente de reabilitação, reforço e substituição de elementos estruturais horizontais e verticais.



Impresso em ncrep.pt