Armazéns Real Companhia Velha, V. N. Gaia

Edifício do início do século XX, construído para armazenamento de vinho do Porto.

O edifício alvo de intervenção situa-se em Vila Nova de Gaia e é actualmente propriedade da empresa The Fladgate Partnership Vinhos, S.A. O edifício, com dois pisos e planta rectangular, apresenta uma cobertura de 4 águas em estrutura de madeira apoiada sobre paredes de alvenaria de granito.

A existência de danos estruturais com alguma relevância nos elementos construtivos do edifício motivou a realização de uma inspecção e diagnóstico estrutural pelo NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda., de forma a avaliar o estado de conservação e propor medidas de reabilitação e (ou) reforço estrutural para mitigar os danos observados.

Os resultados obtidos na inspecção visual e nos ensaios não destrutivos realizados permitiram a identificação dos danos existentes, em particular o mau funcionamento da cobertura de madeira e como consequência os danos nas paredes de alvenaria de pedra. Estas acções permitiram definir áreas de intervenção e recomendar medidas de reabilitação e de reforço estrutural.

A intervenção incluiu diferentes medidas de reabilitação estrutural que tiveram como objectivo final reforçar e restituir as ligações entre os diferentes elementos que constituem a cobertura, e entre estes e as paredes, de modo a fomentar um funcionamento conjunto que melhorasse o comportamento global da estrutura, evitando, nomeadamente, o empeno das asnas e a deformação das paredes para fora do seu plano.



Impresso em ncrep.pt