Igreja de Paços de Ferreira, Paços de Ferreira

A Igreja Paroquial de Paços de Ferreira apresenta planta rectangular e é composta por nave e capela-mor, possuindo ainda várias construções anexas, construídas durante o século XX. 

O NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda. realizou um trabalho de Inspecção e Diagnóstico Estrutural com recurso a inspecção visual e ensaios experimentais específicos (Resitograph e Higrómetro), com o objectivo de avaliar o estado de conservação da estrutura de madeira da cobertura da igreja de Paços de Ferreira e definir acções de intervenção.

Este trabalho permitiu concluir que os elementos estruturais de madeira da cobertura se apresentam globalmente em razoável a bom estado de conservação, sendo no entanto necessário proceder à reabilitação/reforço estrutural de algumas das asnas da cobertura ou, eventualmente à substituição pontual de algumas peças. Esta intervenção teve em especial atenção a necessidade de preservar o tecto abobadado que se encontra ligado à estrutura da cobertura.



Impresso em ncrep.pt