Monitorização de estrutura de reforço, V. N. Gaia

O trabalho consistiu na monitorização de uma estrutura metálica a instalar para reforço de um edifício existente em betão armado.

Na procura de garantias na execução de um trabalho delicado a realizar por parte do projetista e do empreiteiro, que consistiu no reforço de pórticos de betão armado existentes através de estrutura metálica com posterior demolição de três pilares existentes (numa área de influência total de aproximadamente 480m2), foi necessário assegurar a correcta transmissão de esforços para o novo reforço em estrutura metálica.

O NCREP, em colaboração com o Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural, assumiu a monitorização em tempo real do comportamento dos novos elementos metálicos de reforço, assim como das deformações da estrutura existente, tendo sido utilizado um sistema de elevação hidráulico para efectuar a transferência das cargas existentes para o novo reforço. O auxílio da monitorização permitiu garantir a eficiência do procedimento efectuado e activação do reforço estrutural, sendo transmitida para o novo reforço toda a carga existente na estrutura em betão armado. Desta forma, possibilitou-se a posterior demolição dos pilares existentes já sem cargas actuantes e em completas condições de segurança.
 



Impresso em ncrep.pt