Identificação Dinâmica de EstruturasLopes, V., Guedes, J., Arêde, A., Milheiro, J., Paupério, E., Costa, A. (2010). Congresso Património 2010. Porto: FEUP.

A identificação dinâmica de estruturas constitui uma das técnicas actualmente mais utilizadas com vista à caracterização mecânica in situ de estruturas. Na presente comunicação são apresentados os principais detalhes da identificação dinâmica, nomeadamente do vulgarmente designado como problema de identificação de sistemas, onde se pressupõe o conhecimento da excitação e da resposta dinâmica de uma estrutura, determinando-se as suas propriedades. Dentro do problema de identificação de sistemas é dado especial destaque aos casos em que não é utilizada qualquer fonte de excitação artificial, recorrendo-se apenas à vibração resultante do ruído ambiental.
De forma a ilustrar as principais particularidades destes ensaios, são apresentados alguns casos de identificação dinâmica de estruturas, realizados pelo Núcleo de Conservação e Reabilitação d’Edifícios e Património (NCREP) do Instituto da Construção (IC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), nomeadamente de chaminés, torres e edifícios históricos em alvenaria, e edifícios em betão armado. Em cada um dos casos apresentados são salientadas as principais vantagens destes ensaios, destacando-se o seu carácter não destrutivo, a capacidade de caracterização do comportamento dinâmico e de determinação das características mecânicas da estrutura, de uma forma global, por comparação com modelos numéricos em regime elástico. Salienta-se ainda o potencial desta técnica na detecção de defeitos nas estruturas.
 



Impresso em ncrep.pt