Diagnóstico e Intervenção Estrutural em Coberturas de Madeira - Caso da Escola Secundária Rodrigues de FreitasIlharco, T., Paupério, E., Martins, L., Guedes, J., Costa, A. (2009). 3º Encontro sobre patologia e reabilitação de edifícios, 3º Congreso de patología y rehabilitación de edifícios, V. P. d. Frei

No âmbito de um protocolo estabelecido entre o Instituto da Construção (IC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Parque Escolar EPE, inserido no Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário, foi efectuado o levantamento e a avaliação do estado estrutural dos elementos resistentes da Escola Secundária Rodrigues de Freitas no Porto. Esta escola, construída em 1937 e projectada pelo arquitecto Marques da Silva, possui elevado valor patrimonial, tendo o levantamento e a inspecção das estruturas de madeira tido grande importância face ao volume de obra que envolviam.
A solução a adoptar para as coberturas de madeira (substituição total versus substituição localizada e execução de reforços pontuais) foi alvo de uma análise cuidada pois, para além do valor patrimonial, as intervenções nestes elementos corresponderiam a uma importante parcela do valor global da obra. Assim o IC elaborou um estudo detalhado dos elementos estruturais, definindo critérios de aceitação e rejeição que permitiram estimar áreas de reabilitação, de substituição e de reforço. Os reforços a implementar foram depois definidos caso a caso, procurando-se utilizar técnicas pouco intrusivas, como a introdução de peças de madeira e aço. Com este procedimento foi possível conservar a maioria dos elementos das coberturas, com os consequentes ganhos a nível patrimonial e económico.
 



Impresso em ncrep.pt