Apresentação

NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda., é uma empresa que presta serviços de consultoria, inspecção e diagnóstico, monitorização e projecto no âmbito da reabilitação das construções. A empresa nasce do conhecimento e experiência acumulada pelos seus fundadores no domínio da reabilitação e reforço de estruturas existentes ao longo de mais de 10 anos de actividade na área. Esta experiência culminou na produção de centenas de trabalhos científicos e relatórios técnicos, assim como na participação em diversos projectos e protocolos de colaboração técnica com instituições públicas e privadas.

No âmbito da sua acção, o NCREP, tem por alvo as tipologias construtivas tradicionais em betão, aço, alvenaria e madeira. Na abordagem à reabilitação, a empresa segue uma Metodologia Integrada, centrando-se no conhecimento detalhado das construções, resultado de acções de inspecção e diagnóstico, e na análise do seu desempenho através de ferramentas de avaliação de segurança. Todo este processo é desenvolvido de acordo com as mais recentes recomendações internacionais, procurando-se assim minimizar o impacto sobre as construções, num compromisso entre funcionalidade, segurança e salvaguarda do património, materializado num projecto de reabilitação.

Esta Metodologia Integrada pode envolver ensaios em campo e em laboratório, simulações numéricas e monitorização nas fases pré, durante e pós implementação de medidas de intervenção. Algumas destas ferramentas são utilizadas no âmbito da colaboração estreita que o NCREP mantém com o Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural (LESE) da FEUP e com os Laboratórios do Departamento de Engenharia Civil do ISEP. No âmbito destas colaborações, o NCREP mantém igualmente actividade de Investigação e Desenvolvimento de processos e tecnologia dirigida para a avaliação e intervenção em construções existentes.

Finalmente, no espaço das suas actividades alargadas, o NCREP promove cursos de formação, workshops, seminários na área da reabilitação e intervenção nas construções.

(...) “ A conservação do património é realizada segundo o projecto de restauro, que inclui a estratégia para a sua conservação a longo prazo. Este “projecto de restauro” deverá basear-se numa série de opções técnicas apropriadas e preparadas num processo cognitivo que integre a recolha de informação e o conhecimento profundo do edifício e ou a sua localização. Este processo inclui o estudo estrutural, análises gráficas e de volumetria bem como a identificação do seu significado histórico e sócio cultural...” (...)


Carta de Cracóvia 2000



Impresso em ncrep.pt