Inspecção e diagnóstico estrutural

O NCREP realiza inspecções e diagnósticos às construções. Embora apareçam com objectivos distintos, a sua acção é complementar e nos trabalhos do NCREP são, preferencialmente, indissociáveis. A Inspecção corresponde à fase de levantamento e caracterização geométrica e material da estrutura e dos elementos que a constituem, e no mapeamento de danos, em particular dos de carácter estrutural. Nesta fase o NCREP realiza investigações e (ou) pesquisas históricas sobre o edificado sempre que a acção sobre uma construção ou um problema envolvido assim o exijam. Esta investigação tem por objectivo estudar e avaliar a evolução da estrutura, nomeadamente as transformações e intervenções a que foi submetida no passado, servindo como ferramenta auxiliar de diagnóstico.
O Diagnóstico apoia-se na informação obtida na investigação histórica e na inspecção e procede à avaliação da importância e extensão dos problemas existentes e à determinação das suas causas, caracterizando o actual estado de conservação e de segurança dos elementos estruturais.
Na execução de acções de Inspecção e Diagnóstico, o NCREP recorre a múltiplos meios complementares de análise, particularmente no local, que complementam a inspecção visual. Estes meios são detalhados em ferramentas de simulação e ensaio, conjuntamente com outro tipo de ferramentas, nomeadamente de simulação numérica e de ensaio em laboratório, que são utilizadas sempre que a complexidade e (ou) exigências do trabalho o imponham.
O conhecimento obtido a partir destas acções é fundamental para a definição de soluções e estratégias de intervenção sustentadas, de acção mínima, efectivamente dirigidas para a colmatação das debilidades das construções. Esta abordagem requer da parte dos técnicos envolvidos o conhecimento sobre o comportamento dos materiais em estudo e experiência no uso e interpretação dos resultados de ferramentas numéricas e experimentais.



Impresso em ncrep.pt