WNcrep01- Sistemas estruturais na construção tradicional

 

Resumo: Intervir de forma sustentada no edificado envolve o conhecimento profundo dos sistemas estruturais e dos processos construtivos que lhe estão associados. Com o primeiro WNcrep pretende-se, com a colaboração do Arq. Nuno Valentim, apresentar os sistemas estruturais que caracterizam as construções anteriores ao advento do betão armado, detalhando os aspectos mais relevantes a considerar na delineação de uma estratégia de intervenção arquitectónica e estrutural.

Oradores: Arq.º Nuno Valentim e Eng.º João Miranda Guedes (NCREP)

Data: 17 de Abril de 2013 às 19:00 (duração 01:30)

Local: Auditório do UPTEC PINC. Praça Coronel Pacheco n.º 2, Porto

WNcrep02- Conhecer o edifício: inspecção e diagnóstico

 

Resumo: As acções de inspecção e diagnóstico são fundamentais para a definição de soluções e estratégias de intervenção sustentadas, de impacto mínimo, efectivamente dirigidas para a colmatação das debilidades das construções existentes. Esta abordagem, que envolve a utilização de meios de análise (experimentais e numéricos) complementares à inspecção visual, exige, da parte dos técnicos envolvidos, o conhecimento sobre o comportamento dos materiais em estudo e experiência no uso e interpretação dos resultados obtidos.

Neste segundo WNcrep pretende-se, com a colaboração do Arq. André Camelo, apresentar os métodos de inspecção e diagnóstico disponível para a avaliação de estruturas existentes.

Oradores: Arq.º André Camelo e Eng.º Valter Lopes (NCREP)

Data: 12 de Junho de 2013 às 19:00 (duração 01:30)

Local: Auditório do UPTEC PINC. Praça Coronel Pacheco n.º 2, Porto

WNcrep03- Avaliação estrutural no apoio à decisão

 

Resumo: O 3º WNcrep versará um ponto fundamental em qualquer processo de reabilitação e/ou reforço de uma estrutura existente: a tomada da decisão por parte de técnicos e donos de obra. A decisão, directamente associada ao investimento, necessita de uma boa fundamentação, incisiva na identificação de potenciais vantagens e inconvenientes, apenas possível através de correctas acções de inspecção e diagnóstico (I&D) associadas a avaliações de segurança estrutural adequadas.

A apresentação e discussão desta temática contará com a colaboração de Paulo Santos da Cunha que, recorrendo a um caso de estudo, discutirá alguns dos aspectos primordiais que fundamentam a tomada de decisão por parte do dono de obra.

Será ainda apresentado em detalhe uma avaliação estrutural recentemente desenvolvida pela equipa do NCREP sobre um edifício do início século XIX, localizado na baixa Pombalina (Lisboa), que procurou dotar o dono de obra dos elementos necessários para a tomada de decisão sobre qual a intervenção a realizar no futuro.

Oradores: Paulo Santos da Cunha (Swark) e Alexandre Costa (NCREP)

Data: 11 de Setembro de 2013 às 19:00 (duração 01:30)

Local: Auditório do UPTEC PINC. Praça Coronel Pacheco n.º 2, Porto

WNcrep04- Utilização da madeira como material estrutural


Resumo: O 4º WNcrep,último de 2013 na cidade do Porto, abordará a madeira como material estruturalde referência. Com base na análise de alguns casos práticos do NCREP relativosa intervenções de reabilitação em património edificado, serão analisados osprincipais problemas das estruturas antigas de madeira e serão apresentadasdiferentes técnicas de reabilitação e reforço estrutural. Serão ainda abordadasas potencialidades da madeira como material estrutural a utilizar na edificaçãode construção nova.

Adiscussão contará com o contributo do Arq. Ricardo Miranda que, recorrendo aocaso de estudo particular das construções em madeira edificadas no interior doCastelo dos Mouros, Sintra, abordará as principais questões que se levantamneste tipo de projectos.

Oradores: RicardoMiranda (Ubiquidade) e Tiago Ilharco (NCREP)

Data:13 de Novembro de 2013 às 19:00 (duração01:30)

Local: Auditório do UPTEC PINC. Praça CoronelPacheco n.º 2, Porto

Inscrições: 5€ (a realizar através do email geral@ncrep.pt submetendo o formulário deinscrição)

WNcrep.Lisboa- Avaliação sísmica no apoio à decisão


Resumo: O 1ºworkshop NCREP (WNcrep) a realizar em Lisboa, apresentará mecanismos de auxílio à tomada da decisão por parte de técnicos e donos de obra, em processos de reabilitação e (ou) reforço de uma estrutura existente. A decisão, directamente associada ao investimento, necessita de uma boa fundamentação, incisiva na identificação de potenciais vantagens e inconvenientes, apenas possível através de correctas acções de inspecção e diagnóstico associadas a avaliações de segurança estrutural adequadas.

Quando se pretende reabilitar estruturas existentes e funcionais localizadas em zonas de média a elevada vulnerabilidade sísmica, esta avaliação assume um carácter essencial,determinando a eventual necessidade de adopção de medidas complementares de reforço, de modo a garantir uma adequada segurança estrutural.

Com a colaboração do Eng. Alfredo Campos Costa, mostrar-se-á como avaliações da segurança estrutural e sísmica do edificado apropriadas, devidamente fundamentadas no conhecimento do estado de conservação do edifício, possibilitam tomadas de decisão tecnicamente sustentadas.

Neste âmbito será ainda apresentado o estudo de avaliação estrutural de um edifício do início do século XIX, localizado na baixa Pombalina (Lisboa), recentemente desenvolvido pela equipa do NCREP com o objectivo de fornecer ao proprietário os elementos técnicos necessários de auxílio à tomada de decisão sobre o tipo de intervenção a realizar no futuro.

Oradores: Alfredo Campos Costa (LNEC) e Alexandre Costa (NCREP)

Data: 27 de Novembro de 2013 às 19:00 (duração 01:30)

Local: Salão Polivalente do Museu Nacional do Traje. Largo Júlio Castilho, Lisboa

Inscrições: 5€ (a realizar através do email geral@ncrep.pt submetendo o formulário de inscrição)



Impresso em ncrep.pt